domingo, 18 de agosto de 2013

Visual Kei-Rock Visual

                                
  Visual Kei ヴィジュアル系 (bijuaru kei) significa ´´estilo visual`` ou ´´linhagem visual`` e até mesmo visual rock é um movimento musical que surgiu no japão na década de 80 mas teve seu auge na década de 90 quando bandas como Buck-Tick,X Japan,Luna Sea,Kuroyume,Malice Mizer,Shazna e outras conquistaram o público japonês.
 Em 2000 bandas como The Gazette e Nightmare iniciaram campanhas oficiais na Europa e em alguns países das Américas,lugares em que ainda existem uma base sólida de fãs,se engana quem pensa que o visual rock não chegou no Brasil,houve alguns eventos relacionados em volta de 2006 e 2008. 
 
 Consiste na mistura de vertentes do rock (metal,hardcore,punk) e em outros estilos musicais como música eletrônica e elementos do pop,e na maioria das vezes envolve instrumentos da música clássica como violino, violoncelo, órgão, cravo e piano.A maior característica desse estilo sem dúvida é a preocupação estética dos artistas que é muito extravagante e chamativo e as vezes pode ser mais light,por causa do grande número de bandas de rock no japão os artistas sempre procuram inovar e destacar sua banda das demais. 
                  
 De modo geral,esses grupos são formados por homens,mas é comum ocorrer misturas androginias ou seja um dos integrantes pode fazer um papel de mulher se travestindo,usando roupas,corte de cabelo e maquiagem de mulher.
No visual kei a música anda do lado da aparência o importante é provocar impacto visual ,chamar a atenção do público para que eles ousam as suas músicas e assim fiquem mais famosos,existem bandas com o visual mais macabro e outras mais coloridas e alegres puxando pro lado do punk.
Vamos ao subgêneros :
  •  Nagoya kei -usada para designar bandas cujas atividades se concentram em uma determinada região ou cidade japonesa como Nagoya (ex:Kuroyume),essas bandas ganhram força na década de 90 e prosperaram em gravadoras independentes mas muitas duraram pouco pois a popularidade do visual kei começou a diminuir rapidamente.

  • Angura kei e Eroguro kei-"Angura" é uma palavra japonesa que significa "underground",um termo que designa manifestações alternativas e de pouca exposição na mídia esse conceito do angura kei foi aplicado primeiro nos teatros japoneses na década de 1960 e depois em outras formas de arte, como pintura e música.o objetivo é cria algo exclusivamente japonês,uma contracultura,que se opõe a cultura estadunidense que começou após a segunda guerra Mundial.                                   
  • A palavra "eroguro" é uma mistura das palavras "erotic" ("erótico" em inglês) e "grotesque" ("grotesco" em inglês).O termo "eroguro kei" vem do movimento "eroguro nonsense", estilo artístico criado no Japão por volta de 1920,expressado através da literatura, artes visuais e, no final dos anos 1980,na música, principalmente no movimento visual kei. Temas decorrentes do eroguro kei são representações decadentes de sexualidade, horror chocante e humor sádico,embora isto não seja uma regra (vide próximo parágrafo).
 
  • Oshare kei -bandas que se vestem com roupas fashion com pormenores(detalhes pequenos) e mais acessórios,esses grupos explodiram durando 2002 e 2004.Diz-se que este movimento tem suas raízes nos trabalhos do baroque.É mais voltado para o pop além de ser mais animado ex:AN CAFE.
Outras características a maioria das vezes usam maquiagem umas pesadas e outras mais leves,as cores mais utilizadas são preto vermelho,rosa e roxo,é comum ver integrantes usando lentes de cor diferentes como uma lente azul e outra vermelha,a maioria pinta o cabelo ou faz mechas escolhendo um corte de cabelo desfiado com pontinhas,uso de acessórios metálicos nas roupas,e também no rosto.

3 comentários:

Victoria Freitas disse...

Yo!!
Qual o nome da banda que o carinha ta usando uma orelha de gato e o cabelo é rosa ?

Bubu-chan disse...

julietti, vi-chan ^^

Victoria Freitas disse...

arigato!

Postar um comentário